Precisa de ajuda ? Registe-se no Forum ! Clique na imagem em baixo e faça já o seu registo. Espécies, Artigos, Fotos de Aquários, Links Uteis, etc.
Bem Vindo(a) ao Blog destinado aos amantes da Aquariofilia. Aqui poderá encontrar links úteis, fotos de aquários, fotos de peixes, informações gerais sobre Aquariofilia, etc.
Sábado, 9 de Agosto de 2008
Manutenção de MBUNAS parte X

10. Compatibilidade com outras espécies:

 

 

Mesmo se o hábito duma grande parte dos aquariófilos é de manter os M’bunas com outros M’bunas, isto não é uma regra, eles conseguem ser bons companheiros de outras espécies.
É o caso por exemplo de outros ciclídeos do Malawi, como os do género “Aulonocara”, principalmente a espécie Aulonocara jacobfreibergi, que sendo peixes com uma agressividade idêntica, se conseguem manter juntos sem grandes problemas. Os grandes “Haplos”, como por exemplo os Placidochromis electra e os Othopharynx lithobates, que são peixes bastante robustos também coabitam com eles sem grandes problemas, excepto quando mantidos com M’bunas mais agressivos do tipo Melanochromis auratus que os podem inibir de se reproduzirem ou no caso de o conseguirem terão alguma dificuldade em guardar os ovos no momento do acasalamento.

Outros ciclídeos africanos poderão coabitar com eles, desde os “Tropheus” originários do lago Tanganyika (neste caso convém que estes sejam introduzidos depois), os “Haplochromis” do lago Vitória, como também outros ciclídeos fluviais africanos com tamanho e agressividade idênticas.

Outras espécies podem ser introduzidas e que não pertencem à família “cichlidae”, é o caso dos grandes “Caracídeos” e dos grandes “Cyprinídeos”.

Peixes de fundo como os Synodontis multipunctatus, os Synodontis nyassae, os Synodontis petricola, entre outros também são companheiros excelentes.

Outra espécie que se dá muito bem num aquário de M’bunas, e que eu mantenho já há alguns anos, é o Gyrinocheilos aymonieri, é uma espécie bastante vivacidade e que não se deixa intimidar pelos “briguentos” M’bunas como também tem a vantagem de ser um excelente limpador das paredes do aquário.

Outras espécies poderiam ser aqui referidas, o importante o momento de escolhermos os companheiros para os nossos M’bunas, será termos em conta todos os parâmetros de agressividade, alimentação, características da água e outros… que devemos considerar em todos os tipos de biótopos sejam eles quais forem.

 

Retirado de :

 



publicado por Bruno Silva às 16:34
link do post | comentar | favorito

Fans on the page Free counter and web stats
links
posts recentes

FitnessEveryWhere

Biótopo = Qualidade de Vi...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Das fotografias mais bela...

Comportamento e Reproduçã...

Manutenção do Aquário

A Montagem e primeiros pa...

Características necessári...

O que deve saber para mon...

Anatomia do Peixe

Receita para BUFFERS

arquivos

Dezembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

tags

todas as tags

Estou no Blog.com.pt