2. Introdução
Os ciclídeos originários do lago Malawi são conhecidos no mundo da ciência devido à sua proliferação e diversidade e no meio do aquariófilos pela sua beleza e comportamentos incríveis. O lago Malawi como os outros lagos do Este africano são únicos pela sua grande concentração de populações de ciclídeos que quase todos eles são endémicos destes mesmos lagos, ou seja, só podem ser encontrados nestes lagos e em mais lado nenhum. Devido à sua cor lindíssima e comportamentos muito interessantes são os ciclídeos provenientes destes lagos muito procurados e apreciados pelos aficionados pela aquariofilia.
O lago Malawi abriga uma das comunidades piscícolas mais importantes e mais variadas. Actualmente são conhecidas cerca de 700 espécies endémicas e, mesmo entre estas, muitas espécies são encontradas somente em zonas muito pequenas do lago.
Estes ciclídeos, a sua evolução, a sua etiologia, são fonte de numerosos estudos. Não há dúvida nenhuma que ainda teremos muito para aprender e descobrir sobres estes ciclídeos e esperemos que o seu meio natural seja preservado para que se mantenham estas espécies sãs e salvas das agressões do Homem ao meio ambiente. Os ciclídeos do lago Malawi dividem-se em dois grandes grupos principais:
Quase todas as espécies de ciclídeos do lago Malawi são incubadoras bucais, excepto uma. No que respeita aos M’bunas todos eles praticam incubação bucal maternal, incubando e protegendo os seus ovos na garganta durante a incubação e mesmo já depois dos alevins nascerem.
Retirado de :
Aquariofilia Online
Associações
Assoc. Portuguesa de Ciclídeos
Assoc. Portuguesa de Killifilia
Blogs de Aquariofilia
Foruns
Locais a Visitar
Links
Livros/Revistas/Publicações
Lojas