Bem Vindo(a) ao Blog destinado aos amantes da Aquariofilia. Aqui poderá encontrar links úteis, fotos de aquários, fotos de peixes, informações gerais sobre Aquariofilia, etc.
Quarta-feira, 4 de Junho de 2008
Comportamento e Reprodução das Espécies

Por:  Nuno Sénica e Ana Caixinha em Ciclideos.com

 

Ao nível do comportamento encontramos uma diversidade imensa. Os vivíparos (guppys, platys, mollys) vivem em comunidade e reproduzem-se muito facilmente podendo tornar-se numa “praga” uma vez que a população aumenta muito rapidamente e por vezes de forma descontrolada. Os machos fecundam as fêmeas e algum tempo de pois a fêmea expele os peixes já completamente formados. Uma vez que é bastante visível a gravidez destas fêmeas opta-se frequentemente por coloca-las numa maternidade até que os pequenitos nasçam.
Outros peixes, como é o caso dos ciclideos dos grande lagos africanos, vivem numa sociedade com base num macho dominante que mantém um harém de fêmeas religiosamente e violentamente se necessário. O ritual de acasalamento é uma bela dança e as fêmeas guardam os ovos fecundados na boca (incubadores bocais) durante aproximadamente 21 dias antes de os largarem e os deixarem entregues a si próprios.
Temos também os peixes monógamos, que formam casais para a vida e que cuidam das suas crias como se do bem mais precioso se tratasse como é o caso dos Symphysodon aequifasciatus/discus e kribensis (pelvicachromis pulcher).
Existe ainda peixes que habitam em colónias hierárquicas entre conchas de caracol (conchiculas do lago Tanganyika), que colocam ovos em pedras/grutas/conchas e os defendem com “unhas e dentes”.

Este comportamento e a personalidade dos nossos peixes prendem-nos horas a fio a olhar para o aquário e é o que faz com que este meio se torne tão fascinante. Se eles se sentirem bem poderemos assistir à reprodução e criação que é qualquer coisa de fantástico e fascinante neste mundo, salvo algumas excepções em que a reprodução em cativeiro é muito difícil.

Tudo isto pode parecer muito complicado mas não é, apenas se pretende esclarecer que tem que existir algum bom senso e muita pesquisa prévia. Geralmente, por falta de informação, acabam por ser cometidos erros fatais e o resultado final não é dos melhores, as pessoas acabam por desistir sem que tenham tido o prazer de desfrutar deste hobby apaixonante. A internet é hoje em dia uma grande fonte de informação onde podemos encontrar alguns locais de referência em português:
 

  • www.ciclideos.com – portal totalmente dedicado a ciclideos
  • www.aquariofilia.net – forúm de discussão genérico

 



publicado por Bruno Silva às 11:41
link do post | comentar | favorito

links
posts recentes

FitnessEveryWhere

Biótopo = Qualidade de Vi...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Das fotografias mais bela...

Comportamento e Reproduçã...

Manutenção do Aquário

A Montagem e primeiros pa...

Características necessári...

O que deve saber para mon...

Anatomia do Peixe

Receita para BUFFERS

arquivos

Dezembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

tags

todas as tags