Precisa de ajuda ? Registe-se no Forum ! Clique na imagem em baixo e faça já o seu registo. Espécies, Artigos, Fotos de Aquários, Links Uteis, etc.
Bem Vindo(a) ao Blog destinado aos amantes da Aquariofilia. Aqui poderá encontrar links úteis, fotos de aquários, fotos de peixes, informações gerais sobre Aquariofilia, etc.
Quarta-feira, 4 de Junho de 2008
A Montagem e primeiros passos

Por:  Nuno Sénica e Ana Caixinha em Ciclideos.com

 

Com o equipamento essencial adquirido vamos passar à fase seguinte. Primeiro não esquecer de passar o aquário e as rochas por água de modo a tirar impurezas, lixo e pó acumulados no processo de fabrico.
Já com o sítio destinado e o móvel pronto a receber o aquário, vamos então colocar a placa de esferovite ou rolo de campista para equilibrar o aquário nos eventuais desnivelamentos.
Colocamos o aquário, montamos o filtro e a sua tubagem seguindo as instruções fornecidas e por fim o termóstato sem os ligar à corrente.
Caso pretenda colocar rochas como decoração é conveniente colocar um tapete de esferovite no fundo do aquário e por baixo delas não só para evitar deslizamentos mas também para absorver possíveis quedas.
Enche-se 20-30% do aquário e colocam-se rochas, areia ou areão previamente lavada para retirar a sujidade maior e, por fim, as plantas.
Com muito cuidado enche-se o aquário até ficar com cerca de 5 cm do topo, ligamos então o filtro e o termóstato. Colocamos o topo do aquário conjuntamente com a iluminação e temos o nosso aquário quase pronto mas… ainda não podemos colocar os peixes!

Esta fase é de extrema importância pois é essencial aos peixes e à qualidade da água: a água da torneira é tratada com cloro que serve de desinfectante e que garante a qualidade da água que consumimos uma vez que o nosso organismo tolera bem o cloro em quantidades controladas. Mas os peixes não toleram tão bem o cloro e os mais frágeis podem mesmo não resistir e morrer por intoxicação. Para evitar esta situação existem 2 formas de proceder: tratar a água com um produto anti-cloro próprio para aquários logo após a introdução no aquário ou colocar a água num recipiente durante cerca de 2 ou 3 dias antes de introduzir no aquário. Este último procedimento faz com que o cloro se evapore o que torna a água segura para os peixes. O maior erro e infelizmente o mais comum é o facto de se comprar um aquário enche-lo de água da torneira e meter lá dentro um conjunto de peixes. Logo aqui quebram-se um conjunto de regras essenciais ao bom funcionamento do aquário.
Os peixes e as plantas tal como nós produzem excrementos, na sua primeira fase de decomposição tornam-se em amónia (NH3) que é altamente nocivo e tóxico para os peixes. O ciclo do azoto é um processo biológico que converte numa segunda fase o NH3 noutro tipo de compostos também à base de azoto. Esta conversão é feita por diversos tipos de bactérias, que formam colónias no substracto filtrante, umas convertem para NO2- (nitritos) e outras para NO3- (nitratos). A este processo de transformação de amónia em nitritos e em nitratos chama-se de ciclo do azoto e tem uma duração aproximada de 1 mês. A colocação de 2 ou 3 peixes resistentes (p.e. plecostomus) ou adição de comida podem acelerar este processo.

Passo final: a compra das espécies escolhidas.

E pronto! Temos o nosso aquário completo mas como é obvio não é eterno e exige manutenção. Notar que quanto maior for o aquário e melhor o sistema de filtragem, mais fácil se torna a sua manutenção e estabilização uma vez que a quantidade de água é maior e terá tendência a degradar-se com menor velocidade.

 



publicado por Bruno Silva às 11:36
link do post | comentar | favorito

links
posts recentes

FitnessEveryWhere

Biótopo = Qualidade de Vi...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Das fotografias mais bela...

Comportamento e Reproduçã...

Manutenção do Aquário

A Montagem e primeiros pa...

Características necessári...

O que deve saber para mon...

Anatomia do Peixe

Receita para BUFFERS

arquivos

Dezembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

tags

todas as tags

Estou no Blog.com.pt