Bem Vindo(a) ao Blog destinado aos amantes da Aquariofilia. Aqui poderá encontrar links úteis, fotos de aquários, fotos de peixes, informações gerais sobre Aquariofilia, etc.
Quarta-feira, 4 de Junho de 2008
O que deve saber para montar um Aquário

Por:  Nuno Sénica e Ana Caixinha em Ciclideos.com

 

Um aquário fica sempre bem em qualquer lado da casa, seja na sala, na cozinha ou no escritório qualquer sítio é um bom sítio para se ter um aquário. E já agora porque não dois ou mais?
Quem entra no mundo da aquariofilia facilmente fica fascinado com a variedade de plantas e espécies e ainda mais pelas suas criações. Todo o seu conjunto forma uma harmonia intensa e rapidamente o papel de observador assíduo e de “pai” ou “mãe” galinha passa a vigorar na rotina diária. Será que aquele peixe que ontem não comeu está doente? O que será que causou aquelas manchas castanhas àquela planta? O macho treme frente à sua fêmea, o que será? As folhas das minhas plantas largam bolhinhas de ar, porquê?
Todas estas perguntas nos fazem querer saber mais… resta-nos então, pesquisar, trocar impressões e experiências tudo para que possamos conhecer melhor os comportamentos, as doenças, as causas e as consequências dos nossos actos e da personalidade dos nossos peixes. Facilmente mergulhamos no fantástico de informação e de observação que parece que não tem fim.

 

O primeiro passo está dado: força de vontade e consequentemente a decisão de entrar neste mundo. E agora o que é que preciso?

Primeira opção do aquariofilista: a escolha das espécies!

Pois bem, primeiro é necessário muita informação, muita pesquisa, saber o que nos reserva e tomar a decisão baseada nas espécies que vamos querer albergar. É preciso garantir que as espécies que vão viver em comunidade não sejam provenientes de um acasalamento cruzado, que não se irão tornar agressivas entre si que partilham dos mesmos parâmetros da água e sempre que possível que partilhem os mesmos habitats naturais. As espécies a manter influenciam directamente o tamanho, a ornamentação (substrato de areia ou areão), a filtragem e até mesmo as rochas que podemos colocar no aquário. Neste processo prefira uma espécie bem catalogada e bem identificada, comprar peixes por impulso só porque são bonitos pode não ser a melhor opção. Certifique-se que o peixe em causa está bem catalogado (compare-o com fotografias de outros aquariofilistas), do tamanho máximo que atingirá em adulto (geralmente as lojas vendem-nos ainda muito jovens) e a sua agressividade inter e intra espécie.

  



publicado por Bruno Silva às 11:28
link do post | comentar | favorito

links
posts recentes

FitnessEveryWhere

Biótopo = Qualidade de Vi...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Das fotografias mais bela...

Comportamento e Reproduçã...

Manutenção do Aquário

A Montagem e primeiros pa...

Características necessári...

O que deve saber para mon...

Anatomia do Peixe

Receita para BUFFERS

arquivos

Dezembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

tags

todas as tags