Bem Vindo(a) ao Blog destinado aos amantes da Aquariofilia. Aqui poderá encontrar links úteis, fotos de aquários, fotos de peixes, informações gerais sobre Aquariofilia, etc.
Sábado, 17 de Maio de 2008
Química da Água

Ciclídeos africanos apreciam pH alcalino, como pode ver detalhadamente acima, sendo um erro fatal mantê-los em pH próximo a neutro ou mesmo levemente ácido. O pH da água dos grandes lagos pode variar conforme abaixo:

Malawi:7.6 a 8.6
Tanganyika: 7.8 a 9.6

Estes valores são aproximados, sendo na natureza, a escala poderá variar para mais ou menos, mas os valores indicados acima, são bons valores para manusearmos os peixes variando a espécie. Alguns aquaristas renomados, indicam manter o pH entre 8.2 a 8.4, que estará de bom tamanho para espécies dos 3 lagos. 

A água dos grandes lagos é muito dura e contém muitos minerais e sais dissolvidos, e por este motivo, muitas vezes o aquarista poderá se deparar com problemas em segurar o pH e dureza da água, já que aquários "velhos" tendem a acidificação natural da água, devido a inúmeros motivos. Para tamponar ou "segurar" o pH em determinado valor, existem diversos produtos chamado de tamponadores, que cumprem muito bem seu papel e há ainda sais próprios para aquários de CAs contendo elementos traços, extremamente importantes para a manutenção de seu tanque. Dispense o uso de sais para aquários marinho e sal de cozinha. Além destes produtos, o tipo de substrato usado, bem como o tipo de ornamento usado no tanque, poderá ser um ótimo aliado para alcalinizar e segurar o pH em determinado valor.
Temperatura entre entre 24ºC a 29ºC é o ideal. Em época de desova ou para crescimento acelerado dos alevinos, mantenha próximo aos 29ºC, lembrando que quanto maior a temperatura, menor a taxa de oxigênio dissolvido. 
A dureza carbonatada (KH) da água dos grandes lagos contém muito carbono dissolvido, entre 8-10, portanto deverá atentar a este detalhe, já que que o KH indica ao grau de dissolução de carbonatos e bicarbonatos na água, além de manter o pH estável. Deve-se adicionar estes elementos a cada troca parcial efetuada, usando como base uma colher de sopa para cerca de 150l de água nova. Mas esta dosagem é apenas uma base, seu tanque poderá ser usado mais ou menos.

Já a dureza geral ou total (GH) da água deverá estar entre 10-12. O GH indica a concentração de magnésio e cálcio dissolvido na água e é intimamente ligado ao KH. Nos grandes lagos há uma grande concentração de magnésio, portanto, atente aos valor do GH da água de seu aquário. Normalmente não há necessidade da reposição destes elementos, já que o substrato calcáreo usado (halimeda, aragonita, dolomita e afins) em aquário de CAs, é o suficiente para elevar a dureza geral da água. Se houver necessidade, poderá usar carbonato de cálcio ou mesmo sulfato de magnésio.
Já vi muitos aquaristas usarem sal comum em seus tanques! Isso é um tremendo ERRO! A água dos grandes lagos possui uma grande quantidade sais dissolvidos, porém, não se trata de sais usados em água salobra e muito menos marinho! Existem sais próprios, vendidos para tanques de CAs, que deverá ser usado, sobretudo se teu tanque está com carência de potássio ou elementos traços.
Portanto, evite a todo custo o uso de sal comum, exceto se quer controlar algum parâmetro como exceto de nitratos ou alguma doença.

Assim como qualquer peixe, os CAs são sensíveis na presença de amônia na água, ainda mais levando em consideração que este elemento é muito mais letal em pH alcalino. População controlada, excelente filtragem (ótimo é pouco!) e manutenção em dia e não terá problemas com este composto.

 

Fonte: ForumAquario.com.br



publicado por Bruno Silva às 16:28
link do post | comentar | favorito

links
posts recentes

FitnessEveryWhere

Biótopo = Qualidade de Vi...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Manutenção de MBUNAS part...

Das fotografias mais bela...

Comportamento e Reproduçã...

Manutenção do Aquário

A Montagem e primeiros pa...

Características necessári...

O que deve saber para mon...

Anatomia do Peixe

Receita para BUFFERS

arquivos

Dezembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

tags

todas as tags